Como aumentar a visibilidade do seu site no Google

Como aumentar a visibilidade do seu site no Google

Você sabe como como aumentar a visibilidade do seu site no Google? Tem alguma noção dos trabalhos de SEO? Acompanhe e tire suas dúvidas nesse artigo.

Como aumentar a visibilidade do seu site no Google

Sobre como aumentar a visibilidade do seu site no Google, está sem dúvida alguma relacionado às ferramentas de buscas online que também fizeram uma grande diferença na vida das pessoas. As consultas nas grandes listas telefônicas locais de páginas amarelas foram praticamente extintas e substituídas por buscas em tempo real através de teclas pressionadas no computador.

O Google não só apresenta quase que imediatamente uma resposta para o que foi solicitado, como também mostra localização com mapa para trajeto, telefones para contato e outras informações relevantes. Em média são feitas 4 bilhões de buscas no Google por dia. Mas, como essa ferramenta que está presente quase que todo o tempo do nosso trabalho funciona? Como ele classifica os sites? E finalmente, como estar entre os melhores resultados para a pesquisa?

Entenda como o Google funciona!

Primeiro, você deve entender que antes mesmo de algo ser buscado no Google, esse conteúdo foi indexado. Sim, o Google "gravou" tudo o que será pesquisado nele antes mesmo de alguém pesquisar. Tudo isso com ajuda de “robôs”, que são softwares rastreadores e indexadores de conteúdo da web que armazenam informações de cada página da internet, ou seja, o Google nada mais é do que um grande livro onde o índice é montado a todo momento por códigos de computador que trabalham incessantemente a fim de obter o melhor resultado para cada pesquisa.

No momento em que você começa a digitar o que procura, o algoritmo do Google já apresenta sugestões daquilo que você está procurando e classifica quais das milhões de páginas indexadas são as melhores respostas para sua consulta. Nessa etapa, são usados mais de 200 critérios para a classificação dos resultados.

Para listar os melhores resultados de uma pesquisa, o Google utiliza vários critérios que podem ser divididos em 3 categorias:

On-Page

São elementos do código fonte definidos na criação da página. Existem alguns padrões que devem ser seguidos afim de que a página ganhe pontos pelo código bem escrito. Um código fonte bem escrito tem mais chances de ser melhor indexado pelo Google.

Link Building

São referências obtidas de outros sites da internet direcionadas para o seu site. Quanto melhor o conteúdo, o PageRank (um tipo de ranking de páginas definido pelo Google) e a classificação dos links, melhor sua pontuação nesse quesito.

Experiência do usuário

Experiência dos usuários ao acessar seu site, qualidade das informações, quantidade de palavras em um texto, interações em redes sociais, etc

Através desses pontos levantados, o Google consegue identificar se seu site ou se sua página é relevante para apresentação como resultado. Mas como melhorar minha visibilidade no Google?

Agora que você já entendeu como funciona o Google e quais os critérios relevantes para uma melhor classificação nos resultados, deixo aqui algumas dicas para ajudar sua empresa a ganhar mais visibilidade na ferramenta de busca mais famosa do mundo:

Produza conteúdo relevante conforme teu negócio

Muitas empresas hoje tem um site institucional apenas para não ficar fora da internet. Sites que funcionam apenas como cartão de visita. Para contornar isso, produza um site com conteúdo relevante sobre o seu produto ou serviço. As palavras-chave relacionadas com o seu negócio ou com o que o seu cliente está buscando ajudam na indexação do seu site.

Links externos

Quando seu site é referenciado por outro site que tem uma boa classificação de conteúdo e relevância, o Google entende que existe um voto desse site para o seu, o que melhora sua pontuação e consequentemente sua posição. Faça parceiros do seu site!

Tenha um site codificado corretamente

Mesmo com um bom conteúdo fica mais difícil o Google indexar seu site se ele estiver mal programado. Existe um padrão que deve ser seguido para que os robôs consigam coletar as informações de seu site com maior facilidade. Para garantir isso, consulte o desenvolvedor de seu site e pergunte sobre meta tags, heading tags e a indexação. Ah! E se seu site foi desenvolvido em tecnologias como Flash ou Java, dificilmente ele será indexado e já está obsoleto.

Prefira um site responsivo (versão para tablet, celular e notebook).

O Google anunciou recentemente que seu algoritmo foi alterado e que seus robôs estão orientados a dar preferência para sites que tenham uma versão mobile ou responsiva. A tendência é que as pessoas passem cada vez mais a acessar sites através de seus dispositivos móveis.

Crie botões para compartilhamento

Integrar seu site com as redes sociais através de botões que possibilitam o usuário compartilhar seu conteúdo é uma forma de demonstrar para o Google a experiência positiva que sua página está gerando

Faça campanhas com Google Adwords

Criar campanhas no Google podem gerar visibilidade para seu site de forma rápida por ser um método pago. Porém, é recomendável consultar uma empresa qualificada para que ela identifique as melhores palavras-chave para o seu negócio. Caso contrário, seu investimento poderá se tornar caro e inviável.

Tenha um site focado em SEO

Otimização de sites (site melhorado, dentro de critérios para os principais buscadores na internet dentre eles Yahoo, Bing e o Google este último o mais usado atualmente), sigla originada do inglês SEO (Search Engines Optimization), traduzido significa otimização para mecanismos de pesquisas ou buscas; é o conjunto de técnicas e métodos que tem como objetivo principal melhorar o posicionamento de um site perante os resultados de uma busca na internet.

Quer saber mais? Mantenha contato, receba uma análise gratuita do seu site ou do site de sua empresa.



Informações Relacionadas