Lições no Vale do Silício

Algumas lições que podemos aprender com o Vale do Silício - Genesys Tech, fique por dentro das melhores tecnologias

Lições no Vale do Silício
pessoas se distraem no parque em San Francisco
prédios corporativos em San Francisco
San Francisco vista panoramica

A região do Vale do silício é famosa no mundo todo como local escolhido por grandes corporações do ramo da tecnologia, computadores, eletrônicos e componentes, e internet, enfim, tecnologias de ponta. Seu próprio nome vem do Silício, elemento químico número 14 da tabela periódica e segundo elemento mais abundante no planeta (só perde para o oxigênio). Sua importância para a microeletrônica se dá por eles serem a matéria prima básica na produção de chips e transistores, ou seja, basicamente qualquer parte física de um computador, leva uma grande parte de silício em sua composição.

O Vale do Silício está localizado na Califórnia, começou a se desenvolver há mais de 60 anos atrás, após a segunda guerra mundial os Estados Unidos viram a necessidade de criar uma região de incentivo aos campos científicos e tecnológicos como mais uma etapa da Guerra Fria travada contra a União Soviética. Aos poucos, mais e mais empresas foram chegando e se instalaram ali devido benefícios fiscais e, consequentemente, atraindo universidades, formando um círculo de educação, pesquisa e tecnologia de primeiro mundo.

Para entendermos o Vale do silício, precisamos notar que ela é na verdade mais do que 1 cidade ou local. O lugar é composto por diversas cidades como Palo Alto, San José, Sunnyvale, Los Gatos e tantas outras.

San Francisco

Bem ao Norte, uma das maiores cidades dos Estados Unidos

San Mateo e Redwood City

Palo Alto e Mountain View

Os 2 principais polos tecnológicos do Vale do Silício. Aqui estão os maiores nomes da atualidade, como Google, Facebook e WhatsApp; universidades como Stanford

Sunnyvale

Esta é uma das maiores cidades do Vale do Silício,

Cupertino

Não possui tantas empresas como as demais, mas umas que moram lá é uma das mais famosas do mundo. Além disso é uma das cidades de pequeno porte dos EUA com a melhor educação do país

San Jose

Uma das maiores cidades do Vale do Silício, com mais de 1 milhão de habitantes

Fremont

Uma cidade com grandes números populacionais, mas poucas empresas voltadas à Tecnologia da informação.

Procuramos mencionar aqui cada região separadamente destacando quais as principais marcas de cada região. Claro que, não vamos falar de todas, ou mesmo citar 20% delas. Portanto peço sua compreensão se me esqueci de algumas.

Empreendedores e não de funcionários

Tudo começa nas universidades, onde os estudantes são formados, estimulados e preparados para serem empreendedores e não funcionários de empresas.

Essas atitudes acabam por formar um pensamento diferente, no qual, todos são donos, não importa se estão ou não à frente de lideranças ou de empresas. Mesmo quando são funcionários nas grandes empresas, eles se posicionam como adultos e responsáveis.

Quanto vale sua ideia? Resposta nada!

Quem nunca conheceu um “empreendedor” no Brasil falando a seguinte frase:

“Tenho uma ideia que vale milhões, mas não posso compartilhar, pois tenho medo que pessoas possam roubá-la.”

É comum vermos pessoas guardando suas ideias em um baú, achando que ela é valiosa demais para ser compartilhada e que fatalmente alguém pode copiá-la ou roubá-la. Sua ideia não vale nada no Vale do Silício.

O que tem valor é o nós executamos, isso sim traz uma dimensão de potencial do seu negócio, ou seja, Vale do Silício ninguém compra ou guarda uma ideia para si só.

O mais interessante, é que eles pensam de forma contrária, preferem compartilhar suas ideias com o máximo de pessoas para ter um feedback e entender se estão resolvendo um problema real.

Ajudando outras pessoas

Se por um lado, os empreendedores e investidores que convivem no Vale do Silício são bastante objetivos nas conversas, ou seja, não perdem tempo, por outro, eles ajudam e compartilham conhecimento sem esperar nada em troca. Eles acreditam no poder do ecossistema de empreendedores e sabem que quando eles compartilham conhecimento, todos crescem. Como consequência, isso traz uma maturidade muito grande para o ecossistema de startups do local.

Acredite nos dados do seu negócio

As empresas por aqui no Brasil são constantemente direcionadas por caminhos subjetivos e praticamente não utilizam os dados dos seus negócios como vantagem competitiva. Exemplos:

Imagina que você tem uma loja virtual de sapatos e não sabe responder as seguintes perguntas:

- Quantos clientes visitam sua loja?
- Quantos clientes compram?
- Quais os produtos mais vendidos?
- Qual o perfil do seu cliente?
- Quanto você gasta para atrair um cliente para sua loja virtual?

No Vale do Silício isso é o básico, eles não tomam decisões importantes sem olhar os dados. Eles tem métricas para tudo que você imagina e usam isso o tempo todo para direcionar melhor o futuro da empresa.

Contatos

Para qualquer empresa ou negócio essa informação é extremamente importante

Quando falamos: “Estou pensando em criar um produto para melhorar ou resolver um problema no segmento tal”, logo alguém irá te responder: “Conheço uma pessoa que já fez algo parecido e pode te ajudar, vou te passar o contato dele”.

Isso demonstra o quanto o ecossistema do Vale do Silício é maduro, e composto por pessoas envolvidas com o mudo do empreendedorismo.

Talvez você esteja lendo esta postagem agora e pensando naquela sua ideia que, cedo ou tarde, vai conquistar o mundo. Há quanto tempo você a tem em mente? O que já fez para tirá-la do papel? A cada dia que passa, sua grande ideia corre o risco de perder relevância por não estar sendo executada. É preciso começar.

O Vale do Silício nos ensina muitas lições e é realmente um ambiente que inspira e transpira inovação, networking, cooperação, competitividade, cifras milionárias e muito suor. Longe do glamour das notícias de aportes milionários em startups, escritórios coloridos e jovens revolucionários, a realidade é mais dura do que você pensa. Em um ambiente em que a inovação não pode perder tempo.

Gostou? Sinta-se à vontade para compartilhar, acompanhe nossas publicações, sobre o mundo da tecnologia e sobre o Google. Quer sugerir um artigo? Envie um tema, (clique aqui) nós escrevemos, seu nome e cidade, será mencionado em nossa categoria de artigos. Até o próximo.



Informações Relacionadas